sexta-feira, 30 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

HALLOWEEN

Halloween - Atividades e sugestões para trabalhar o Halloween na educação infantil

ESTAVA PESQUISANDO NA WEB SOBRE HALLOWEEN E ENCONTREI ESSE MATÉRIA QUE AJUDA ENTENDER UM POUCO SOBRE ESSA DATA.


Feliz Halloween!

Você sabe de onde veio o Halloween, comemorado em países como Estados Unidos, Inglaterra e até em alguns lugares do Brasil? Esta tradição surgiu no hemisfério norte, numa época em que se dividia o ano de acordo com as estações "verão e inverno", isto é, há muito tempo! No calendário atual, o início dessas estações seriam, respectivamente, no dia 1º de maio e 1º de novembro, sendo que o início do verão chamava-se Beltane e o do inverno, Halloween.
A chegada do Halloween significava o Ano Novo, com o início de uma época de muito frio e escuridão. No dia 31 de outubro acendiam-se fogueiras para trazer o calor e espantar os espíritos maus, completando o "exorcismo" com máscaras. O ritual pretendia também combater as forças do mal: o frio, a fome e as doenças.

Travessuras ou gostosuras?

Hoje celebra-se o Halloween com festas, fogueiras, doces e mil fantasias: de bruxas, mortos, caveiras, esqueletos, diabos e duendes. Em alguns países, as crianças se fantasiam e saem em grupos batendo de porta em porta dizendo, em coro, a frase: "travessuras ou gostosuras?". Se não lhe derem doces, balas, chocolates, enfim, "gostosuras", os pequenos aprontam e fazem brincadeiras.
Preto e laranja são as cores das bruxas. Se você quiser fazer uma festinha para seus filhos e amiguinhos, produza máscaras, vista-se de preto ou de laranja e, se não puder comprar ou fazer uma fantasia, improvise: nada melhor do que um lençol cortado para despertar o "Gasparzinho" nas crianças!

Aqui estão algumas atividades.




domingo, 25 de outubro de 2009

Livros de atividades

Achei mais um site de atividades infantis bem interessante, essas atividades são colocadas como livros. Muito legal! Basta buscar o que está procurando. Vou colocar um exemplo:

http://issuu.com/search?q=atividades%2520para%25201%25C2%25BA%2520ano&st=document

Digitação on line

Descobri esse site que tem aulas de digitação, em vários níveis de dificuldades, desde o iniciante até o avançado. As crianças adoram!
Ah, para aqueles adultos que precisam se aprimorar também é bem útil...

http://pt.typingweb.com/

Sobre a Vírgula

Recebi um email de uma querida amiga, achei bem legal e vou compartilhar com vocês...
Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).



Vírgula pode ser uma pausa... ou não.

Não, espere.

Não espere.


Ela pode sumir com seu dinheiro.

23,4.

2,34.


Pode criar heróis..

Isso só, ele resolve.

Isso só ele resolve.



Ela pode ser a solução.

Vamos perder, nada foi resolvido.

Vamos perder nada, foi resolvido.


A vírgula muda uma opinião.

Não queremos saber.

Não, queremos saber.


A vírgula pode condenar ou salvar.

Não tenha clemência!

Não, tenha clemência!



Uma vírgula muda tudo.


ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.



Detalhes Adicionais:





SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.


* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER....


* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Criação de slides

Para quem tem orkut esse site é muito legal, pois é possível criar slides personlizados. Basta adicionar as imagens ou fotos e salvar, depois copiar o código para mandar para seus amigos.

http://www.slide.com/

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dia Nacional do livro

Dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, e realmente é um dia a se comemorar, pois o livro trás informação, conhecimento, divertimento e fantasia, muitas vezes transformando positivamente a vida das pessoas. O dia foi escolhido porque em 29 de outubro de 1810 ocorreu a fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro e com certeza foi um marco para a literatura no Brasil, que passou a contar com obras importantes para consulta.
Um mundo de sonhos, informação e conhecimento!
Quando abrimos um livro sempre há surpresas e emoções. Você já reparou que quando começamos a ler nossa imaginação vai longe? Entramos em castelos, vivemos grandes aventuras e levamos grandes sustos também!
Na escola, os livros algumas vezes podem não ser tão divertidos, mas trazem muita informação e novos conhecimentos. Além do mais, isso vai depender da forma com lemos esses livros, pois não é difícil criarmos histórias lendo conteúdos escolares. Você já experimentou? Vale a pena, pois fica muito mais fácil para compreender o conteúdo!
O livro no Brasil tem história...
Tudo começa com a chegada a família real ao Brasil, em 1808... D. João IV ordena a instalação da Imprensa Régia e com ela foi publicado o primeiro jornal brasileiro, a Gazeta do Rio de Janeiro e também o primeiro livro, Marília de Dirceu, romance de Tomás Antonio Gonzaga.
Nesta época a diferença entre a população pobre e a elite era evidente: 84% da população não sabia ler e a minoria pertencente a elite era culta e com acesso à educação.
A influência francesa era grande e dois irmãos, Laemmert e Garnier, destacaram-se pela ampliação do campo editorial. Fundaram uma livraria, a Livraria Universal e uma tipografia, também chamada de Typografia Universal. Publicaram almanaques, clássicos da literatura, dicionários, coleções, obras técnicas e acadêmicas, tornando-se responsáveis pelas primeiras publicações de qualidade no Brasil.
Aos poucos os autores brasileiros foram ganhado espaço e sendo mais valorizados. Registrando o maior sucesso editorial do início do século XX, Graça Aranha escritor natural do Maranhão, escreveu Canaã. Em seguida vieram Euclides da Cunha, Machado de Assis e tantos outros que fizeram história na literatura brasileira.
Mas e a literatura infantil?
Inicialmente as histórias infantis não eram escritas, mas somente contadas e eram criadas pelas próprias mães que tinham necessidade de se comunicar com seus filhos e contar a respeito das coisas que os rodeavam.
O início da literatura infantil ocorreu entre os anos de 1628 e 1703, com os títulos: , "O Barba Azul" (Perrault)”, "A Gata Borralheira"(Irmãos Grimm), “O Patinho Feio” (Andersen) entre outros.
No Brasil a literatura infantil começou a se desenvolver as obras “Contos seletos das mil e uma noites” (Carlos Jansen) e “Contos da Carochinha” (Figueiredo Pimentel).
Mas foi Monteiro Lobato quem marcou mesmo a literatura infantil brasileira. Quem não conhece o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, a boneca de pano Emília e o Visconde de Sabugosa, nobre personagem das histórias de Lobato que saiu de um sabugo de milho. Esses com certeza já entraram para a história!
Outros escritores que marcam presença em nosso país é Ziraldo e Ana Maria Machado. Veja suas obras: Ziraldo: “O Menino Maluquinho”, “A bonequinha de pano”, “Este mundo é uma bola”, “Uma professora muito maluquinha”.
Ana Maria Machado: “A Grande Aventura de Maria Fumaça”, “A Velhinha Maluquete”, “O Natal de Manuel”.
E agora os livros eletrônicos!
Os livros eletrônicos, ou e-books, representam uma tecnologia que tende a crescer cada vez mais. Disponíveis para download, geralmente são gratuitos ou muito baratos. Há portais independentes ou subsidiados, como o Domínio Público
( http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp ) do Ministério da Educação, que já nos primeiros três meses de lançamento contava com 6,2 milhões de acessos.
Cuide bem de seus livros!
Algumas dicas para você cuidar de seus livros:
Não manuseie com as mãos sujas;
Não rabisque a capa ou as folhas;
Não rasque, nem arranque folhas;
Não apóie o cotovelo no livro;
Não coloque entre as páginas objetos mais espessos que o papel;
Não dobre o canto das folhas;
Não use saliva para virar as folhas;
Não coma, nem beba próximo aos livros.
Curiosidade: Dedicação as livros
Monteiro Lobato começou a escrever aos 14 anos, quando publicou sua primeira crônica para o jornal "O Guarani". Em 1919 criou sua primeira editora, a Monteiro Lobato & Cia. Sabendo da importância dos livros e da leitura, distribuiu lotes de livros, junto com uma carta, para as poucas livrarias que existiam no país, oferecendo o produto consignado e uma porcentagem nas vendas. Foi então que nasceu sua célebre frase "Um país se faz com homens e livros".
(fonte: Guia dos Curiosos)
DICA PARA O PROFESSOR
Montar um “Cantinho da Leitura” na sala de aula é sempre importante e ajuda a organizar várias atividades. Uma delas pode ser organizar uma atividade onde os alunos sejam responsáveis por classificar esses livros de acordo com os autores e enredo: cada aluno fica responsável por ler um livro, pesquisar sobre o autor e relatar brevemente a história, dizendo se é uma aventura, um clássico, uma fábula, etc. Com essa atividade os alunos acabam ampliando seus conhecimentos sobre os escritores e suas obras.
Crie um livro de pano junto com seus alunos! A história pode surgir a partir da produção de um texto coletivo e a ilustração pode ser feita por eles, usando tinta própria para tecido.
Trabalhar a literatura de cordel também é importante. Você pode falar sobre a literatura de cordel através de uma roda de conversa, para saber o que os alunos já conhecem sobre o tema. A partir dessas informações que já possuem, organize uma pesquisa sobre a literatura de cordel. Essa pesquisa pode ser através da internet ou em bibliotecas públicas. O trabalho deve culminar na organização de uma exposição de livros de cordel feitos pelos alunos.
Outra forma de estimular a leitura é solicitar aos alunos que preparem uma peça de teatro para apresentação. Eles terão que dividir-se em grupos e cuidar de tudo: escolha da obra, roteiro de produção, cenário, distribuição dos personagens, etc. Isso irá estimulá-los a ler obras de diversos tipos e ter a experiência dos diversos profissionais envolvidos em uma apresentação teatral.



         


Ser professor

Apesar de já ter passado o dia dos professores, vou postar um poema que ganhei e adorei...
Muito verdadeiro!

O Ser professor...
Ser professor é professar a fé e a certeza,
de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é envolver-se com seus alunos
nos mínimos detalhes, vislumbrando quem está
mais alegre ou mais triste, quem cortou os cabelos,
quem passou a usar óculos, quem está preocupado
ou tranquilo demais, dando-lhe a atenção necessária...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ser um "administrador da curiosidade"
de seus alunos, é ser parceiro, é ser um igual na hora
de ser igual, e ser um líder na hora de ser líder,
é saber achar graça das menores coisas e entender
que ensinar e aprender são movimentos de
uma mesma canção: a canção da vida...

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...
O MEU parabéns a você, professor (a)!

Sites para pesquisas

Estamos sempre precisando de um site para fazermos nossas pesquisas, vou indicar alguns que acesso sempre e são muito bons...
No Brasil Escola encontra vários conteúdos de diversas disciplinas.
A Wikipedia é uma enciclopédia virtual.
O Sua Pesquisa também é ótimo!
O Uol Educação é bastante útil, pois além de conteúdo de pesquisa, tem dicionário virtual e nótícias sobre educação.
O portal Terra contém um farto conteúdo para pesquisa e notícias de interesse para estudantes. Matérias especiais, texto completo de obras literárias. Destaque para a apresentação de temas da atualidade. Atenção: parte do conteúdo está disponível apenas para assinantes.

Refoma ortográfica

Além da reforma, você poderá encontrar muitos conteúdos e atividades nesse site.

http://www.soportugues.com.br/secoes/acordo_ortografico/acordo_ortografico1.php

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Gaste uns minutos do seu tempo para ler os trechos da palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba. Vale a pena!!

Trechos da palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/08. O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior. Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.
1º- lugar: Sigmund Freud;
2º- lugar: Gustav Jung;
3º- lugar: Içami Tiba.
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir.. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.
11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais.. Não é cabível palpite.. Nunca.
18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele). (Aqui faltou uma palavra e a frase ficou se sentido: pode ser mães, familias, crianças, etc)
19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pais e mães não podem se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade paga o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar. Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."

Álbuns de atividades do Picasa

Devemos dar os parabéns para quem criou esses álbuns, são atividades para todas as séries (Educ. Inf., 1º Ano a 4ªs séries). Façam bom uso!

http://picasaweb.google.com.br/annevilaca

http://picasaweb.google.com.br/mirian1018

http://picasaweb.google.com.br/atividadesescolares

Atividades para alfabetização

Esse site tem várias opções de atividades para imprimir, basta explorá-lo! Espero que gostem...
href="http://www.sol.eti.br/infantil/alfabetizacao_para_imprimir.html">

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

domingo, 18 de outubro de 2009

Para as crianças

O 1º site que vou recomendar é o http://www.atividadeseducativas.com.br/. Um site que você poderá achar diversos jogos de várias disciplinas. Muito legal! Espero que gostem...