terça-feira, 27 de outubro de 2009

HALLOWEEN

Halloween - Atividades e sugestões para trabalhar o Halloween na educação infantil

ESTAVA PESQUISANDO NA WEB SOBRE HALLOWEEN E ENCONTREI ESSE MATÉRIA QUE AJUDA ENTENDER UM POUCO SOBRE ESSA DATA.


Feliz Halloween!

Você sabe de onde veio o Halloween, comemorado em países como Estados Unidos, Inglaterra e até em alguns lugares do Brasil? Esta tradição surgiu no hemisfério norte, numa época em que se dividia o ano de acordo com as estações "verão e inverno", isto é, há muito tempo! No calendário atual, o início dessas estações seriam, respectivamente, no dia 1º de maio e 1º de novembro, sendo que o início do verão chamava-se Beltane e o do inverno, Halloween.
A chegada do Halloween significava o Ano Novo, com o início de uma época de muito frio e escuridão. No dia 31 de outubro acendiam-se fogueiras para trazer o calor e espantar os espíritos maus, completando o "exorcismo" com máscaras. O ritual pretendia também combater as forças do mal: o frio, a fome e as doenças.

Travessuras ou gostosuras?

Hoje celebra-se o Halloween com festas, fogueiras, doces e mil fantasias: de bruxas, mortos, caveiras, esqueletos, diabos e duendes. Em alguns países, as crianças se fantasiam e saem em grupos batendo de porta em porta dizendo, em coro, a frase: "travessuras ou gostosuras?". Se não lhe derem doces, balas, chocolates, enfim, "gostosuras", os pequenos aprontam e fazem brincadeiras.
Preto e laranja são as cores das bruxas. Se você quiser fazer uma festinha para seus filhos e amiguinhos, produza máscaras, vista-se de preto ou de laranja e, se não puder comprar ou fazer uma fantasia, improvise: nada melhor do que um lençol cortado para despertar o "Gasparzinho" nas crianças!

Aqui estão algumas atividades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário