quinta-feira, 5 de novembro de 2009

15 de novembro - Proclamação da República

O Brasil República

No dia 15 de novembro de 1889, por meio de um golpe liderado pelos militares, o Brasil passou do regime monárquico ao republicano sem que um único tiro fosse disparado. O povo soube do acontecido pelas manchetes dos jornais. Mas, se antes o poder estava nas mãos de um imperador que concentrava privilégios nas mãos de poucos, a proclamação da República não mudou as coisas da noite para o dia. De 1889 a 1930, na chamada Primeira República, o Brasil continuou com imensas desigualdades e foi palco de levantes, revoltas e guerras. Para ajudar os professores a trabalhar e refletir sobre o 15 de Novembro em sala de aula, o site do CRE Mario Covas fez uma seleção de sites que explicam o contexto histórico no qual a República foi proclamada, os conflitos que se seguiram à mudança de regime, fornecem informações sobre todos os presidentes do País e permitem pesquisas amplas relacionadas ao tema, além de sugerir roteiros de atividades.

A Proclamação da República

O movimento republicano
Descreve fatos que culminaram na queda do Império, como o fim do escravagismo, o aparecimento de uma classe média liberal e a Guerra do Paraguai.
http://www.culturabrasil.pro.br/decliniodoimperio.htm

Os militares e o fim da Monarquia
Conta a história da proclamação da República a partir do movimento de revolta dos militares: "Não houve um só tiro que pudesse revelar que se tratava de um golpe e não de um desfile. Se disparos ecoassem (de fato, houve dois, mas ninguém os escutou), talvez aqueles 600 soldados percebessem que não estavam ali para participar de uma manobra, mas para derrubar um regime".
http://educaterra.terra.com.br/almanaque/15novembro/proclamacao5.htm

O Senado e a queda da Monarquia
Página do site do Senado que narra os últimos fatos que antecederam a queda da Monarquia. Contém também documentos como a ata da última sessão do Senado sob o regime e reproduções de pinturas como o quadro onde se vê D. Pedro II recebendo a carta de exílio.
http://www.senado.gov.br/comunica/historia/decimas.htm

As manchetes da imprensa
Traz as manchetes dos principais jornais brasileiros sobre a proclamação da República.
http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/Link%20rep%FAblica.htm

Projeto Memória
Página de site dedicado a Rui Barbosa, conta a participação do político, até então monarquista, nos últimos dias que antecederam a proclamação da República. Traz pequenos textos de análise histórica sobre o movimento republicano, verbetes, ilustrações e reproduções de jornais de época.
http://www.projetomemoria.art.br/RuiBarbosa/periodo2/lamina9/index.htm

Hino da Proclamação da República
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/hin_l.php?t=001

Linha do tempo
Cronologia -1848 a 1912
Relaciona os principais movimentos e fatos ocorridos no Brasil entre 1848 e 1912.
http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/linha%20do%20tempo.htm
Cronologia - 1889 a 1945
Relaciona os principais acontecimentos culturais, políticos e sociais do País de 1889 a 1945, com links para os textos referentes a cada um dos fatos.
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/ev_linhadotempo.htm

Opinião
Onde estava o povo quando da Proclamação da República?
Artigo de Francisco de Vasconcellos que aborda a ausência da participação popular na instalação da República brasileira.
http://www.ihp.org.br/docs/fjrv20020402.htm

Manifesto Republicano
Principais trechos do Manifesto Republicano, publicado em 3 de dezembro de 1870 no jornal A República, do Rio de janeiro, documento que deflagraria o movimento pelo fim do regime imperial. Curiosidade: traz também o nome dos políticos, profissionais liberais e jornalistas que o subscrevem.
http://www.webhistoria.com.br/arqdirfont3.html

Os primeiros documentos da República
Traz os dois documentos que 'oficializaram' o novo regime: a "Proclamação ao Povo Brasileiro" e o Decreto Nº 1, de perfil autoritário, que institui a República e instaura o Governo Provisório no país.
http://www.webhistoria.com.br/arqdirfont6.html#PROCLAMAÇÃO

Memória da República
Museu da República
Site do Museu da República, instalado no Palácio do Catete, Rio de Janeiro, sede do Presidência da República até 1960. Em 'República em Foco', traz a biografia dos presidentes (até Fernando Henrique Cardoso).
http://www.museudarepublica.org.br/

Cronologia da República
A República ano a ano, de 1889 a 2001, com biografias dos presidentes e relatos dos principais fatos.
http://elogica.br.inter.net/crdubeux/historia.html

Pesquisas e visitas virtuais
Centro de Referência da História Republicana Brasileira
Site do Centro de Referência da História Republicana Brasileira, criado em 1983 e ligado ao Museu da República. Nele, é possível fazer uma visita virtual ao Palácio do Catete, onde está instalado o museu, consultar o acervo documental ligado a 18 presidentes da república, realizar pesquisas, conhecer histórias da República, etc.
http://www.republicaonline.org.br/html/ab/abertura_site1.htm

A República hoje
A Estrutura da União
Esta página, inserida no site do Governo Federal, mostra toda estrutura da República Federativa do Brasil, com links para sites do Poder Executivo, Poder Legislativo, Judiciário, governos estaduais e municipais.
http://www.presidencia.gov.br/veja também:http://www.presidencia.gov.br/info_historicas

Biografias dos Presidentes, passeio virtual pelos Palácios...
www.presidencia.gov.br/criancas/presidentes_brasil/








Para as crianças...




Nenhum comentário:

Postar um comentário